Introdução

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para testar o nível de aprendizado dos alunos que concluíram o ensino médio no Brasil.

As provas do ENEM são aplicadas em um final de semana. Ou seja, sábado e domingo.

A prova acontece todos os anos, e a cada ano a quantidade de pessoas inscritas aumenta. Um dos motivos são as formas como você pode usar a sua pontuação nas provas e na redação. 

Através dos resultados, os candidatos pelo ENEM podem ingressar em faculdades federais e estaduais pelo SISU, ingressar em Faculdades privadas participando do PROUNI, e  também podem participar do programa de  financiamento estudantil pelo FIES. 

Conheça as possibilidades que o ENEM oferece.

1. SISU

O Sisu ( Sistema de Seleção Unificada) é o meio cujo instituições públicas (federais e estaduais) de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio.

Costumam ser ofertadas 205.514 vagas por universidades federais, institutos tecnológicos e universidades estaduais, 82.879 (ou 40%) estão destinadas a estudantes que atendam aos quesitos da Lei de Cotas, ou seja, que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

2. PROUNI

O Prouni (Programa Universidade para Todos) também foi criado pelo MEC. Este programa oferece bolsas integrais e  bolsas parciais de estudo em instituições particulares de ensino superior.

Os estudantes de baixa renda, que têm renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo* e meio e podem concorrer a uma bolsa integral.

*Salário Mínimo vigente no ano.

Já as bolsas parciais, de 50%, são para estudantes com renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por pessoa.

Na ultima edição (2015, o Prouni recebeu 1.259.285 candidatos um recorde, segundo balanço divulgado pelo MEC. 

3. FIES

 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC para financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores particulares.

O estudante pode “acumular” as mensalidades e pagar quando concluir o curso. E as taxas de juros do financiamento variam de acordo com  às condições existentes no ao cenário econômico e à necessidade de ajuste fiscal.


Equipe Guia Cursinho

camila@guiacursinho.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *