Não passei. E agora?

Como lidar com a pressão da família e dos amigos e a própria vontade.

Frequentei um cursinho pré-vestibular durante 1 ano e não passei em nenhuma faculdade.

Devo mudar de cursinho?

Está é uma dúvida muito comum. Antes de decidir se vai mudar de cursinho você deve pensar nas alternativas abaixo:

1- Não passei porque o cursinho não é bom, os professores não são comprometidos com os alunos, eu não me sentia bem e não havia suporte para as minhas dúvidas e ajuda com a minha preparação.

Neste caso você deve mudar de cursinho. Mas antes de decidir qual será o novo, conheça as salas, os professores, os ex-alunos e  leia atentamente o contrato do curso.

2- Não passei porque não estava preparada, ou seja, não estudei todo o conteúdo das apostilas, não participei dos simulados, não li as obras obrigatórias , não fiz exercícios, não fiz redações, não frequentei as monitorias e não conhecia a prova.

Você não pode justificar o seu desempenho EXCLUSIVAMENTE pelo cursinho pré-vestibular que você escolheu. Estudar é fundamental, pesquisa e disciplina são o grande segredo. Não precisa mudar de cursinho, no entanto, precisa mudar o seu comportamento. 

3- Não passei por poucos pontos. Estudei todo o conteúdo que poderia cair na prova, fiz os exercícios, fiz redações de diversos temas, estudei atualidades, frequentei os simulados e conversei com os professores.

Infelizmente há mais candidatos do que vagas, e este é um grande problema.  

O vestibular é uma verdadeira maratona, e não passar na prova não é sinônimo de falta de empenho.

Normalmente as provas acontecem em um único dia e além do conhecimento do conteúdo que a prova exige é necessário que você esteja relaxado.

Diversos fatores podem alterar o seu resultado no dia, como por exemplo: a Ansiedade que causa o “branco” durante  prova. É mais comum do que parece e você não deve se sentir mal por isso.

Você pode fazer mais um ano de cursinho e superar a sua pontuação do ano anterior. Fazer dois, três, quatro ou cinco anos de cursinho pré-vestibular não é um problema!

Concorrentes

 

HomerSimpson_thumb-720x540O número de concorrentes de algumas Universidades, em especial as Universidades Públicas, é muito alto!

Em alguns cursos você chega a disputar uma vaga com 60 pessoas.

Devo escolher outra faculdade?! )aaa01

 

Se você quiser, sim!

Se você não quiser, você pode continuar estudando para entrar na universidade dos seus sonhos.

 

Lembre-se que cada pessoa tem o seu tempo e todos devem respeita-lo.


Equipe Guia Cursinho

camila@guiacursinho.com.br

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *