Fuvest, Unicamp, Unesp, Universidades Federais e Universidades Particulares

Pesquise!

Entenda qual é a melhor escolha para você.

Diversos sites possuem comparações entre as universidades de todas as regiões do país e os seus respectivos cursos. Um exemplo é o RUF: Ranking das Universidades do Brasil , o Ranking Universitário da Folha de S. Paulo, que classifica mais de 150 universidades brasileiras.

“Como escolher em qual universidade eu vou estudar?” É uma dúvida muito comum. Existem 3 pontos que devem ser analisados por você antes de decidir onde vai estudar.

  •  Concorrente

Em algumas Universidades Federais o número de concorrentes costuma ser menor e isso acontece porque a população que vive na região é inferior ao numero de vagas oferecidos nas universidades .

As regiões como o Norte e Centro-Oeste do país tem estados pouco povoados, já as regiões Sul e Sudeste a concorrência é muito maior.

  •  Proximidadehome-sweet-home-logo-Home-sweet-Home_4_einzel

Estudar em uma universidade próxima de casa é bom, mas morar em outro estado é uma oportunidade para fazer novas amizades e descobrir novas culturas .

  • Custos

Para estudar em uma Universidade Particular é necessário que você faça um planejando dos custos de todo o curso, para que não precise desistir da graduação por FALTA DE GRANA. O que também vale para os estudantes que pretendem mudar de estado. Ou seja, planejem!

O custo da permanência na Universidade Particular varia de acordo com a universidade e com o curso escolhido, por exemplo, cursos com alto índice de concorrência como: Medicina, Direto e Engenharia vão ser caros (No entanto, pelo ENEM é possível conseguir financiamento ou bolsa. Leia mais clicando aqui).

Já o custo da permanência em outro Estado vai variar de cidade em cidade. Portanto, pesquisem sobre o lugar e conversem com outros estudantes que moram na cidade. Vocês podem se surpreender!

 

Você mudou de estado para buscar o seu diploma ou quer contar como escolheu a sua Universidade? Deixe um comentário pra gente com a sua experiência e as suas dicas!


Equipe Guia Cursinho

camila@guiacursinho.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *