Entenda qual é a melhor escolha para você.
Diversos sites possuem comparações entre as universidades de todas as regiões do país e os seus respectivos cursos. Um exemplo é o RUF: Ranking das Universidades do Brasil , o Ranking Universitário da Folha de S. Paulo, que classifica mais de 150 universidades brasileiras.
“Como escolher em qual universidade eu vou estudar?” É uma dúvida muito comum. Existem 3 pontos que devem ser analisados por você antes de decidir onde vai estudar.
Concorrente
Em algumas Universidades Federais o número de concorrentes costuma ser menor e isso acontece porque a população que vive na região é inferior ao numero de vagas oferecidos nas universidades .
As regiões como o Norte e Centro-Oeste do país tem estados pouco povoados, já as regiões Sul e Sudeste a concorrência é muito maior.
Proximidade
Estudar em uma universidade próxima de casa é bom, mas morar em outro estado é uma oportunidade para fazer novas amizades e descobrir novas culturas .
Custos
Para estudar em uma Universidade Particular é necessário que você faça um planejando dos custos de todo o curso, para que não precise desistir da graduação por FALTA DE GRANA. O que também vale para os estudantes que pretendem mudar de estado. Ou seja, planejem!
O custo da permanência na Universidade Particular varia de acordo com a universidade e com o curso escolhido, por exemplo, cursos com alto índice de concorrência como: Medicina, Direto e Engenharia vão ser caros (No entanto, pelo ENEM é possível conseguir financiamento ou bolsa. Leia mais clicando aqui).
Já o custo da permanência em outro Estado vai variar de cidade em cidade. Portanto, pesquisem sobre o lugar e conversem com outros estudantes que moram na cidade. Vocês podem se surpreender!
Você mudou de estado para buscar o seu diploma ou quer contar como escolheu a sua Universidade? Deixe um comentário pra gente com a sua experiência e as suas dicas!
Equipe Guia Cursinho